BIOGRAFIA

TERCIO BORGES

Tercio Borges, biografia
Instrumentista. Cantor. Compositor. Produtor.
  • Rio de Janeiro16/5/1964
  • Clube do ChoroFundador
  • Democratas do SambaFundador


TERCIO BORGES

Um dos precursores do movimento musical da Lapa (Rio de Janeiro) Tercio Borges é considerado o Embaixador do samba e do choro em Portugal. Aprendeu o ofício nas rodas e nos palcos, com praticamente toda a velha guarda. De Dona Ivone Lara a Velha Guarda da Mangueira, de Nelson Cavaquinho a Beth Carvalho, de João Nogueira a Zé Keti, de Moreira da Silva a Walter Alfaiate, de Wilson Moreira a Nei Lopes, de Jair Rodrigues a Alcione.

Tercio é contemporâneo de grandes talentos da música brasileira e começou a tocar com nomes como Eduardo Neves, Luis Louchard, Rodrigo Lessa, Marco de Pinna, Dirceu Leite, Maurício Verde, Márcio Hulk, Jorge Simas, Carlinhos e Paulão 7 cordas, Marcos Suzano, Eduardo Gallotti,… Assim, nesse ambiente cresceu e muito cedo já estava a atuar com grandes nomes do choro e do samba.

Possui em sua discografia diversos originais e atuações como instrumentista com nomes como Martinho da Vila, Lenine, Nelson Sargento, Vitorino, Seu Jorge, Marcelo D2, Tito Paris, JP Simões, Teresa Salgueiro, entre outros.

Clube do Choro

O chorinho brasileiro está em expansão na Europa

“Eu tinha uma produtora de jingles e trilhas sonoras. Tocava com pessoas como Martinho da Vila, Dona Ivone Lara e velha guarda da Mangueira.” Tercio


Foi disco de ouro com mais de 200.000 cópias vendidas no CD "Butiquim do Martinho" e concorreu ao Gramy Latino com o CD Velha Guarda da Mangueira e convidados.

Compôs músicas e trilhas sonoras para diversas novelas, minisséries e programas da Rede Globo, entre elas; Fantástico, Dona Flor e seus dois maridos, Malhação, Chiquinha Gonzaga, Senhora do destino, Quatro por Quatro, Pecado Capital, Fera Ferida, Cara e Coroa, De Corpo e Alma, A Indomada, Explode Coração, História de Amor e para várias aberturas e vinhetas da emissora. Compôs ainda trilhas originais para cinema, teatro, além de incontáveis Jingles para os mais diversos clientes Brasil afora.

Vivendo na Europa desde 2001, Tercio é o fundador do Clube do choro de Lisboa e atualmente gere o Bartô, uma casa onde se apresentam artistas de Portugal, do Brasil e do mundo e também atua com Tercio Borges & Democratas do Samba e Os Imbirrantes do Choro.

Festivais e Prêmios
TERCIO BORGES
1984
Festival de Música do Colégio Santo Agostinho

Primeiro lugar com a música "Brigando em família", em segundo lugar com "Até quando?", pela qual recebeu também o prêmio de melhor arranjo.

1984
Festival de Música da PUC RIO

Primeiro lugar com a música "Brigando em família".

1985
Festival do Chiado, Lisboa

Prêmio de revelação internacional.

1986
Festival da Manchete de Músicas de Carnaval

Vencedor de cinco eliminatórias, recebendo nota máxima.

1994
Festival Nacional de Choro - RJ

Terceiro lugar.

1995
Blocos de Carnaval do Rio de Janeiro

Autor de sambas vencedores nos seguintes Blocos de Carnaval do Rio de Janeiro: “Empurra que Pega” (1995, 1996, 1997, 1998) “Imprensa que eu Gamo” (1998).

1999
Blocos de Carnaval do Rio de Janeiro

“Suvaco do Cristo” (O maior bloco de Carnaval do Rio de Janeiro) 1999.

2003
Concurso Fábrica de Samba

Classifica três sambas de sua autoria, na final do concurso Fábrica de Samba, realizado do Maracanãzinho.

2003
Escolas portuguesas

Autor de sambas de enredo para as escolas portuguesas "Dá que Falar"(2002) e “Trepa no Coqueiro” (2002, 2003, 2004, 2005).

2018
Festival de Macau - China

Representa o Brasil no Festival de Macau em 2018 com o choro (Grupo Raspa de Tacho) e em 2019 com o samba (Tercio Borges & Democratas do Samba).

Embaixador do samba e do choro em Portugal.
Tercio Borges

Lisboa - Portugal

Contato para shows

+351 935 044 900

Assessoria de Imprensa

tercio.b.p@gmail.com